A participação do milho nas propriedades rurais vem crescendo em muitas regiões. A Cotrimasio está realizando a Semana do Milho para valorizar essa cultivar e proporcionar ao produtor melhores condições e rentabilidade no seu plantio. Segue a baixo algumas dicas importantes que devem ser lembradas no planejamento de sua lavoura:

  1. Escolha do Híbrido, de acordo com sua finalidade (grãos ou Silagem), ciclo, sanidade e nível de investimento.
  2. Escolha da área na qual a cultura será implantada.
  3. Escolha prévia de produtos eficientes recomendados para dessecação em pré-semeadura, bem como o produto a ser utilizado no tratamento das sementes.
  4. Respeitar as indicações e recomendações de cada material conforme o obtentor, seja quanto à época e densidade de semeadura para ter um estande de plantas desejado, disponibilidade hídrica, fertilidade do solo.
  5. Atentar-se à realização do refúgio no milho Bt: o refúgio deve ser de, no mínimo, 10% da área cultivada, não ultrapassando 800 m de distância e utilizando variedades da mesma espécie não portadoras de gene Bt.
  6. A adubação de base é desejável que ocorra conforme análise de solo, e a aplicação de Nitrogênio devem ser feita na época adequada.
  7. Levar em consideração a possibilidade de ataque de pragas ou aparecimento de doênças, onde tenha que aplicar produtos para controle.
  8. Deve ser feito o controle de plantas invasoras pós-emergentes a cultura, caso necessário, para evitar competição entre plantas invasoras com a cultura.