O fortalecimento constante da COTRIMAIO, através da participação efetiva dos cooperados na entrega de grãos e áreas de negócios - lojas agropecuárias, postos de combustíveis, supermercados, fábrica de rações, moinho de farinhas de trigo e milho, entrega de leite à CCGL e TRR Alto Uruguai - traz um impacto importante na economia dos municípios de sua área de atuação, seja na geração de impostos ou através de programas de valorização do cooperado. O presidente Silceu Dalberto frisa que esta injeção de recursos geralmente passa desapercebida pelas comunidades, já que retornam de forma fracionada e individualizada, e que, também dependem da orientação que os municípios possuem para brigar por estes recursos, mas que na sua totalização geram valores expressivos na economia regional, agregando e gerando desenvolvimento na região de atuação da Cooperativa.

Entre os benefícios diretos destaca-se o Programa de Valorização do Cooperado, projeto que foi lançado no Plano Safra 2018/2019 e garantiu um retorno em bônus na ordem de R$ 5.128.649,67, valores já disponibilizados em créditos para os produtores que entregaram a produção na cooperativa. “Quanto maior a fidelidade do cooperado na entrega de grãos, maior será o retorno que ele recebe” reforça Silceu Dalberto que através deste programa todos ganham e a COTRIMAIO se fortalece cada vez mais. Além dos recursos do Programa de Valorização, a geração de impostos é importante e beneficia o cooperado e toda a comunidade dos municípios onde a COTRIMAIO tem suas filiais. Foram injetados na economia mais de R$ 41 milhões, referente valor adicionado, que são distribuídos entre os municípios tem sua aplicação conforme a prioridade de cada administração.

Em relação as avaliações do primeiro semestre deste ano, os números mostram resultados positivos e com avanços na recuperação da saúde financeira da cooperativa. Nestes, somam-se as negociações com credores, destacando-se as relacionadas ao Procap Agro, sendo que a última foi com o Badesul, liberando do compromisso os produtores que haviam assinado como signatários desta captação de recursos. “As negociações são uma constante na COTRIMAIO, pois seguimos fiéis ao assumido com nossos cooperados, que foi de realizar aqueles comprometimentos financeiros que temos capacidade de pagamento”, diz Silceu Dalberto reforçando que hoje restam cerca de 10% das dívidas a serem negociadas com credores, estas herdadas em 2013, época em que a cooperativa entrou em liquidação extrajudicial,.

Finalizando ele afirma ser fundamental este apoio dos cooperados e clientes para que todos os compromissos sejam honrados e se construa uma saúde financeira sólida para que a cooperativa retome a plena capacidade de investimentos para garantir o melhor atendimento e retorno a todos que fortalecem a COTRIMAIO com a sua participação.