Iniciou nesta semana, mais uma etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, a Cotrimaio dispõe das vacinas até dia 30 de novembro para rebanho de até 2 anos. A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que compromete a produção pecuária e a vacinação é obrigatória para bovinos (bois e vacas) e bubalinos (búfalos e búfalas). A campanha acontece em todo território nacional, exceto Santa Catarina que é livre da doença.

Conforme a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), não há focos da doença desde 2001 e o governo gaúcho trabalha para que o Estado seja considerado zona livre da aftosa sem vacinação já em 2019, enquanto a retirada da vacina no país só deve ocorrer em 2023. Na primeira etapa da vacinação deste ano, realizada em maio, a cobertura vacinal atingiu 98,28% do rebanho. De 195,4 milhões de cabeças, foram vacinadas 192,1 milhões.

A dose da vacina é de 5ml e a temperatura de conservação do produto pode variar entre 2ºC a 8ºC. Por esse motivo, é importante que o produtor traga isopor e gelo para adquirir a vacina. A imunização está disponível nas lojas agropecuárias da Cotrimaio de Três de Maio, Horizontina e Dr Maurício Cardoso.